segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Conteúdos Abertos e Compartilhados: Novas Perspectivas na Educação

É engraçado como tenho o costume de associar as atividades propostas com algo que já vi ou li. Faz um tempo que ocorreu este episódio, mesmo assim vale a pena usá-lo para ilustrar os "tais" direitos autorais. Assisti a um filme que se chama "O grande mentiroso", o qual relata as aventuras que um garotinho passa para provar aos pais que não havia feito o que mais tinha por hábito: mentir.
O que isso tem a ver com o título acima? Tudo! Pois o personagem havia escrito uma redação para a professora e é atropelado por uma limosine. Dentro dela estava um produtor de filmes, o qual dá carona ao protagonista que, por discuido, deixa seu texto caído no banco do veículo. O produtor encontra os escritos, lê e percebe que aquilo lhe daria uma oportunidade sem igual... Para saber o que mais acontece, alugue o filme nas locadoras mais próximas!
Se alguém já assistiu ao filme referido, ou não, deve ter pelo ouvido falar nos famosos direitos autorais e em vários episódios que ocorrem, principalmente no meio musical, sobre plágio (as adaptações não autorizadas). Existem leis severas que restrigem o uso de qualquer tipo de teor e punições bem custosas ($$$).
Por outro lado, surgiram, com o passar dos tempos e do advento da Internet, novas práticas que permitem o uso dos chamados "conteúdos abertos". Estes visam uma prática educativa mais criadora do que seus antecessores, pois estimulam trabalhos mais criativos, inovadores e até colaborativos; além de representarem uma forte estratégia de preservação e de desenvolvimento de qualquer cultura.

Nenhum comentário: