Era uma vez um reino chamado Terra da Fartura .
Um local repleto dos mais fantásticos recursos naturais e minerais jamais vistos antes pelo ser civilizado.
Todos os seus habitantes viviam em plena paz e harmonia. Tudo do que precisavam estava ao alcance de suas mãos.
(...)
O tempo passou. Digamos que os séculos.
E muita coisa mudou também.
Surgiu uma tal de tecnologia e, com ela, a necessidade de superar os desafios, de ter, realmente, TUDO nas mãos: conhecimento, poder, riquezas, conforto e luxo.
Muitos daqueles seres civilizados se espantariam com o que a curiosidade e a vontade de ir além dos próprios limites fizeram àquele incrível reinado...
Agora, o que a escola e internet têm a ver com a pequena história sem fim acima?
Diria que muito, oras pois!
Ao longo dos séculos, o tal ser civilizado citado acima partiu em busca de novos conhecimentos e de superar os desafios, nada o contentava. Do contrário ainda habitaríamos as cavernas e grutas, Leonardo da Vinci e Freud teriam usado barbas bem maiores das que vemos pelas gravuras e nós, professores, não nos preocuparíamos em impôr limites e em ensinar aos nossos adoráveis alunos.
A internet na escola é um outro desafio que temos em nossas mãos: sabemos como fuciona, nos maravilhamos com o tanto de informações que chegam aos nossos olhos em um sigilo apertar de botões, com a facilidade da comunicação pessoal e profissional.
Mesmo assim nos perdemos, nos sentimos, muitas vezes, sem saber o que fazer e até impotentes.
Instalar equipamentos de última geração nas escolas com os mais avançados softwares e "obrigar" qualquer profissinal que seja a utilizá-los é muita imprudência. De nada vale o investimeto financeiro, é a mesma coisa de ter a mais completa biblioteca e não utilizá-la adequamente por falta de quem conheça o seu funcionamento. Por isso há a necessidade de se oferecer não só cursos capacitórios, mas de disponibilizar, antes, os equipamentos a quem for manuseá-los.
Outro tópico que é de suma importância é mostrar aos alunos para que serve a tal da internet, porque essa história de que tudo está ao alcance de nossas mãos, de que podemos conhecer novas pessoas, de invadir a privacidade dos outros, de postar qualquer informação - seja verdadeira ou não - ou simplesmente de jogar on-line não me acrescenta, sinceramente, nada de novo.
Como foi comentado em um dos textos que li, o da revista Época, temos que conhecer sobre a funcionalidade da internet e ir um pouco além disso, devemos instigar nossos alunos a aplicar as informações que lêem à suas vidas cotidianas, só assim algo de útil será feito e a história da Terra da Fartura começará a ser modificada.