terça-feira, 31 de julho de 2007

RECICLAGEM DE PAPEL

Pode parecer engraçado, ou até estranho, mas já tenho duas vivências sobre este assunto.

A primeira foi há uns 4 ou 5 anos, aqui em casa mesmo. Três pessoas se envolveram no processo, além de mim: a minha irmã - que pesquisou na Internet pela empresa em que trabalhava -, a Júlia - filha de um de meus primos - e a Letícia - sobrinha da empregada do meu primo. Não me recordo o porquê das duas pequenas se interessarem em reciclar papel e, se as questionar, é bem provável que não obterei resposta.

Levamos duas tardes para executarmos o passo-a-passo porque o sol não ajudava na secagem e, quem conhece sabe como são as crianças: querem tudo pra ontem... Na segunda tarde, após recolhermos os "papéis", tivemos a idéia de criar capas de blocos para desenho. Para isso, recortamos algumas folhas de sulfite para o "miolo" dos bloquinhos, e, com o que reciclamos, fizemos as capas. Nosso problema era "Como vamos prender tudo isso?", pra nossa sorte, eu tinha em minhas coisas de escola furador de papel e colchetes de metal. Só sei que as duas, literalmente, passaram as mãos nos bloquinhos e não fiquei com nenhum. Depois de uns tempos, a Juju e a Lê falavam que montariam uma empresa de reciclagem de papel. Vamos ver no que isso dá daqui uns anos.

A segunda ocorre anualmente na escola em que leciono, pois participamos do Pojeto Jovens Empreendedores (parceria entre a SMI e o Sebrae). O meu envolvimento não chega ser como o que tive com as duas garotinhas que citei acima, pois quem o desenvolve são os professores da 7ª série e tenho apenas 8ª, mesmo assim percebo o empenho dos meus pares e dos alunos nesse processo de transformação. Algo que sempre me chama atenção é o fato dos próprios alunos se preocuparem com a coleta e separação dos papéis que poderão ser utilizados, como folhas de caderno que, normalmente, iriam ao lixo.

Como fonte de pesquisa, deixo o site:

www.geocities.com/gaia_prod/papel_.html

3 comentários:

Robinéia Costa disse...

Angel:

Também já tive experiências nesse sentido. Minhas escolas, tanto a estadual como a municipal também desenvolvem projetos de reciclagem de papel. Isso acontece praticamente todo o ano. A única dúvida seria realmente como usar esse papel. Os professores de ciências no caso, na maioria das vezes recorrem a mim, pelo fato de eu ser professora de arte (eles acham que eu sei), então confeccionamos álbuns de fotografias, capas para bloquinhos, cartões postais, convitinhos, enfim, várias coisinhas. Bem artesanato mesmo.

Robinéia.

Ana Lúcia disse...

A reciclagem hoje é um assunto muito importante pois só assim que vamos melhorar um pouco o mundo para nossos filhos e netos. Mas o que percebo é que temos muita resistência a reciclagem, o simples fato de se organizar o lixo em uma casa para alguns é complicado, ainda vemos pessoas que preferem jogar "tudo" no lixo sem se preocupar com meio-ambiente, mesmo tendo o serviço de coleta de recicláveis aqui em nosso município.

Ju disse...

Angel,
Como vc já obteve uma experiencia de reciclagem acredito que sua contribuição no nosso projeto será de grande valia. Contamos com vc.
bjs
Ju