sábado, 2 de junho de 2007

Colaborativismo

Que palavra diferente esta aí em cima.
Até uns meses atrás, sentir-me-ia (gostaram, hein!) como meus próprios alunos ao lê-la em alguma reportagem ou de ouvi-la em palestras/cursos. Provavelmente, eu ficaria bem quieta, anotaria o termo em algum lugar, para depois o procurar no "pai dos espertos", (porque "burro" não usa dicionário!) e assim compreender o que significa.
De uns tempos para cá, percebi que este substantivo já estava incorporado às minhas ações mais corriqueiras, como elaborar a lasanha do almoço de domingo com minha irmã, ou nos corredores da escola, quando encontro algum colega docente e conversamos rapidamente sobre um painel que precisa ser montado e sobre qual aluno tem mais competência para ajudar na execução.
Dias desses, houve uma aula extra aos alunos do Curso Yai, poucos puderam comparecer e ter a oportunidade de colaborar com os presentes. Uns, com as dúvidas que tiveram solucionadas; outros, com pequenas ajudas, apesar do pouco domínio desta magnífica tecnologia. Assim mesmo, tudo foi válido e proporcionou algo que nem o mais avançado computador nos daria: o contato mais próximo e direto de que todo ser humano ainda necessita com o outro.

Nenhum comentário: